Blog

Piscinas do Canyon Malacara

Texto: contribuição de Aline Aguiar.

  Chegando aos canyons, uma das atividades mais bacanas para a gente fazer, é a trilha por dentro do canyon. Por lá a gente percorre um trajeto pelo leito do rio sobre pedras, realizando algumas travessias pela água. Com água em média abaixo dos joelhos. Sim! Molhamos os pés.

Piscinas naturais do Canyon Malacara
Créditos: Aline Aguiar

   Sabe aquela sensação de infância de querer pular na água com calçado e tudo. Na trilha do Malacara, você mata toda a sua vontade. O caminhar nas pedras também nos remete a caminhar no meio fio de uma calçada, buscando o equilíbrio para ir de uma pedra a outra. O caminho já está bem compactado, facilitando assim o caminhar pela trilha. Hoje a trilha é realizada em meio a mata ciliar, deixando o caminho quase todo sombreado.

Piscinas do Canyon Malacara
Créditos: Aline Aguiar

  Em dias quentes os guias comentaram que faz total diferença na trilha. O objetivo desta caminhada é chegar nas piscinas naturais do Canyon Malacara. Durante o trajeto o guia, vai fazendo paradas e contando um pouco mais sobre a história do local e de como se formou os canyons. Quase chegando ao final do caminho, fizemos nossa primeira parada, em um local que os guias chamam de hidromassagem natural. Uma pequena queda d’água de 1 metros, com uma força gigante. Nesta piscina, por toda a parte você tem pé, facilitando assim a entrada na água, que é gelada, mas a pressão da água super recompensa essa parada. Sem dúvida um dos banhos de cachoeira mais revigorantes de nossas vidas. Caminhamos mais uns 5 minutos e paramos na piscina maior. A água é tão cristalina que você consegue enxergar o fundo da piscina natural que tem mais de 3 metros de profundidade. Ficamos um bom tempo parado neste local, tem algumas pedras que conseguimos fazer pulos com total segurança, conseguimos avistar um pouco do paredão ao fundo que forma o canyon.

Piscinas naturais do Canyon Malacara
Créditos: Aline Aguiar

   Os guias brincam que um banho por aqui você sai se sentindo 10 anos mais novo, realmente foi rejuvenescedor entrar nas águas do Malacara. Depois dessa parada, caminhamos cerca de 150 metros até o ponto final da trilha onde temos um visual dos paredões mais abertos, que é chamado de Garganta da Cascavel, este ponto rendeu ótimas fotos, e deu aquela perspectiva de estar dentro dos canyons.

Piscinas naturais do Canyon Malacara
Créditos: Aline Aguiar

   Neste local, também tem um local para banho que eles chamam de renascimento, descemos até uma pequena piscina natural, e de lá entramos em uma pequena cachoeira, de uns dois metros, e passamos no meio das pedras que formam ela saindo em um pequeno buraco de um metro de diâmetro, onde temos a sensação de que estávamos renascendo. Uma parada cheia de emoção. Para gente a trilha não foi muito difícil, percorremos cerca de 4,5 km ida e volta, que teve uma duração de 3h30min, realizamos a atividade pela manhã. Fomos com tênis de caminhada, uma meia de cano longo, roupas para atividade física, e colocamos nossas roupas de banho por baixo. Levamos também uma mochila com alguns lanchinhos, água, protetor solar e repelente. Por ser uma trilha tranquila, não recomendamos levar muita coisa. Ah! Outra dica legal é levar um chinelo ou calçado extra para não ficar com os pés molhados depois da trilha. Trilha do interior do Canyon Malacara é uma aventura na medida. Após todos esses banhos, e paradas para fotos, retornamos pelo mesmo caminho encerrando nossa atividade no estacionamento de entrada da trilha.

Veja Também:

[Novas acomodações]

Novas acomodações

Estamos inaugurando mais um canal de comunicação da Morada: Bem vindo ao nosso Blog! Por aqui contaremos nossas histórias com mais...
Leia Mais +
[Construímos memórias]

Construímos memórias

No final de 2021 fizeram morada conosco por uns dias a família Piangers. Marcos, Ana, Anita e Aurora nos deram...
Leia Mais +
[Parceiros memoráveis]

Parceiros memoráveis

  A Morada tem muitos parceiros incríveis que muitas vezes tornam o impossível possível e que nos ajudam a realizar...
Leia Mais +

Selos